sábado, 20 de dezembro de 2008

Um bloco de boas anotações

Artur Ristow (direita): esporte e amizades por toda cidade

Nunca colocou uma chuteira nos pés para jogar futebol. Nem por isso Artur Ristow deixou de ficar perto dos acontecimentos do esporte. Morador do bairro Costa e Silva, próximo de completar 68 anos, ele tem uma exemplar vida comunitária - conselheiro na paróquia evangélica e em outras atividades - encontrou no futebol a maneira de ampliar o círculo de amizades e ajudar os clubes da região.
Durante nove anos, no período de 1995 a 2004 - foi um torcedor do Grêmio 25 de Agosto, mas como "peru de fora" registrou num caderno todas as partidas do time gremista durante este tempo. Dali para frente trocou de endereço futebolístico e foi se aninhar na Sercos.
Comanda o cinquentão da Sercos nos treinos das sextas-feiras - cobra a mensalidade, paga a lavação da roupa e presta contas semanalmente - tem a tarefa de ser o diretor social da Sercos e ainda faz o registro de todos os jogos do time na Primeirona.
"Faço por gostar", revela Artur. Os resultados de todos os jogos, com escalação, arbitragem, cartões, artilheiros fazem parte das anotações numa pequena caderneta.
Em quatro anos, a Sercos realizou 96 jogos, conforme as anotações de Artur Ristow, marcando 352 gols. Em 2008 foram 20 jogos.
A disposição para fazer estes registros começou no Independência - time do bairro Costa e Silva que esteve em atividade no período de 1972 a 1993. "Conheci muitas pessoas e lugares com as atividades no esporte na vida comunitária", orgulha-se Artur.
Artur não perde uma partida da Sercos e também fica atento ao trabalho da imprensa. Os programas de rádio (Cultura 1250 e Globo 1590) e das televisões (Brasil Esperança e TV da Cidade) já renderam alguns prêmios a Artur.
"Não perco nenhum comentário e também tive a chance de ganhar alguns prêmios", destaca o torcedor da Sercos.
Neste sábado (20) também foi prestigiar o Festival Verde e Branco da Serrana. "São todos meus amigos", comemora. A visita foi em retribuição ao convite do presidente Manoel Bambam Soares. "Conversamos durante o jantar o Debate Esportivo (TV da Cidade - Net/canal 20) e ele me convidou. Aceitei e aqui estou", destaca.
.

0 comentários:

Postar um comentário