sexta-feira, 22 de maio de 2009

Joinville nas semifinais do basquete

Manteiguinha, de Joinville, superou Shamel
(Foto: Rogério Maciel/divulgação)
Pelo segundo ano consecutivo, a Ciser/Araldite/Univille está entre os quatro melhores times do basquetebol brasileiro. A equipe do técnico Alberto Bial garantiu vaga nas semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB) na noite desta quinta-feira (21), após derrotar o Winner/Limeira, pela terceira vez seguida. Com a vitória por 95 a 89, em pleno Ginásio Vô Lucatto, em Limeira, Joinville vence por 3 a 1 a série melhor-de-cinco das quartas-de-final. Na próxima fase, os catarinenses vão enfrentar o Flamengo. A série começa terça-feira (26), em Joinville.
O jogo em Limeira foi equilibrado do início ao fim. No primeiro quarto, as duas equipes tiveram bom aproveitamento e se alternaram à frente do marcador durante os 10 minutos. Os campeões paulistas terminaram com apenas dois pontos a mais: 24 a 22. No segundo quarto, o time da casa chegou a abrir dez pontos, mas o Joinville se recuperou e encostou no placar. O período foi vencido por apenas um ponto (20 a 19) pelos donos da casa, que encerraram o primeiro tempo vencendo por 44 a 41.
O jogo ficou ainda mais nervoso no segundo tempo, com muitas faltas dos dois lados. A Ciser/Araldite/Univille começou a se acertar em quadra na metade do terceiro quarto, com boa atuação do ala americano Antwine Williams. No último minuto, o Joinville passou à frente pela primeira vez. O time catarinense venceu o período por 30 a 25 e encerrou o período ganhando por 71 a 69.
O último quarto foi ainda mais emocionante. Quando o jogo estava empatado em 79 pontos, Espiga acertou duas bolas de tres e praticamente decretou a vitória. No último minuto, o clube paulista ainda voltou a pressionar e encostou no placar (91 a 89), mas o Joinville conseguiu se manter mais calmo em quadra e segurou a vantagem. Uma enterrada de Shilton e dois lances livres de Jefferson Sobral garantiram a vitória por seis pontos de diferença.
“Conseguimos encaixar a defesa no segundo tempo, o que facilitou para conseguirmos mais essa vitória”, analisa o pivo Shilton, reboteiro do NBB. Ele estava muito orgulhoso da equipe após o jogo.
“Tiramos o campeão paulista da competição. Isso mostra que nosso time tem condições de lutar pelo título”, observa o capitão do Joinville, já pensando no Flamengo. “Vai ser mais uma parada dura, mas pelo menos agora teremos um descanso antes da semifinal.”
No final da partida, o técnico Alberto Bial festejou muito com os atletas. “É uma alegria imensa chegar novamente entre os quatro melhores do campeonato nacional”, disse. Para o treinador, a boa fase do time é resultado de um trabalho focado nas relações pessoais.
“Temos uma equipe muito unida, sem ego exagerado, onde um ajuda o outro. E isso faz a diferença”, destaca Bial.
O armador Espiga também enalteceu a força coletiva do Joinville. “Nossa equipe se preparou muito bem para cada jogo”, lembra. Na partida desta quinta-feira (21), cinco atletas marcaram na casa dos dois dígitos: Manteiguinha (21), Antwine Williams (19), Espiga (17), Jefferson Sobral (16) e Tiagão (12). Além de se destacar no ataque, Tiagão apanhou 10 rebotes, o único duplo-duplo do confronto.

0 comentários:

Postar um comentário