quinta-feira, 25 de junho de 2009

Gambier, técnico vitorioso

Paulinho orientando os jogadores da Krona
Técnico da Krona Futsal, Paulinho Gambier, vive um momento especial na carreira comandando um grupo qualificado. Aos 43 anos, o profissional sério e detalhista comemora, em particular, pelo segundo ano consecutivo a liderança na primeira fase da Liga Futsal. Em 2008, o ex-jogador de futsal conseguiu o feito sob o comando da Unisul de Tubarão, e na atual temporada terminou no topo da tabela dirigindo a Krona Futsal.
Gambier tem como principal mérito trabalhar suas equipes intensamente até que o padrão de jogo seja assimilado pelos atletas e a execução aconteça naturalmente. “O importante é fazer o atleta entender o jogo conforme o adversário. Para isso ocorrer é necessário uma boa organização tática, e dentro dessa organização dar ao jogador a liberdade de criar”, comenta.
Em 2008, após correr por fora durante quase todo o desenrolar da Liga, com um time mais limitado, o treinador levou a Unisul de Tubarão à ponta nas últimas rodadas da primeira fase, sendo eliminado apenas nas quartas-de-final. Hoje dirigindo a Krona Futsal, Paulinho acredita que são maiores as possibilidades de chegar ao tão sonhado título da competição.
“Título é uma coisa especial que se conquista com detalhes, mas o diferencial entre as duas equipes é a experiência dos jogadores da Krona, sendo maior comparado ao grupo que eu tinha na Unisul, e isso pesou muito nas quartas-de-final em 2008. Por este motivo acredito que as chances podem ser melhores na Krona, mas é preciso chegar lá e o caminho não é nada fácil”, destacou o treinador.
A Krona Futsal é a equipe que mais somou pontos na primeira fase da Liga Futsal 2009, ao todo 40. E é sobre este mérito que o comandante do tricolor se apóia para motivar a equipe na sequência do campeonato. Em sua visão, o time sabe se comportar em jogos importantes. “A equipe demonstrou isso no Sul-americano de clubes e em alguns jogos na Liga, como contra o Carlos Barbosa e o Erechim, adversários de alto nível, onde buscamos os resultados em situações adversas. Estes fatores são fundamentais em confrontos decisivos”, revelou o ex-jogador.
Natural do Rio de Janeiro, como atleta Paulinho Gambier conquistou o campeonato carioca juvenil (1985), a Copa Rio adulto (1986), onde o treinador era Fernando Ferreti. Neste mesmo ano a dupla se transferiu para o Unibox de Curitiba, onde foi campeã paranaense. Sempre atuando como pivo, Paulinho jogou pela seleção paranaense de 1986 a 1993, até abandonar as quadras, mas não o futsal.
Mesmo quando jogador, Paulinho dividia esta função com a de treinador das categorias de base por quase todos os clubes que passou. Chegou à Krona Futsal em outubro do ano passado, tendo como experiência no currículo a oportunidade de ter trabalhado no auxilio técnico de Fernando Ferreti na Impacel do Paraná (1994), além de exercer a função na Seleção da Guatemala (2000) e também na Malwee Jaraguá (2001). Como treinador, Paulinho Gambier dirigiu a Seleção do Sergipe, o Banespa (SP), e também a equipe do Três Coroas (RS), onde se sagrou campeão da Liga Sul (2006).
No estado de Santa Catarina vem deixando sua marca registrada. Chegou ao vice-campeonato catarinense (2004) e ao título da Copa Santa Catarina (2005) na vitoriosa passagem pelo clube de Itajaí. Sob o comando da Xaxiense ficou com o vice-campeonato catarinense (1997). Já na Krona Futsal conquistou a Copa Aquarius (2009) e o Torneio de Verão Cidade de Gramado (2009), além do vice-campeonato catarinense (2008) e o segundo lugar no torneio Sul-americano de Clubes (2009). No momento, Paulinho Gambier tem como meta continuar a boa campanha na Krona Futsal, além de brigar pelo título da Liga contando com o apoio dos profissionais da equipe, torcedores e adeptos a um dos clubes mais queridos e qualificados do Brasil. “Ninguém ganha nada sozinho, e no futsal não é diferente. A Krona Futsal tem uma comissão técnica e um grupo de atletas competentes, que trabalham com organização e muito planejamento, tendo o apoio fundamental do patrocinador”, disse o técnico da Krona Futsal.

0 comentários:

Postar um comentário