terça-feira, 25 de agosto de 2009

Elogios para postura dos jogadores

Tiagão (esquerda), da Ciser/Araldite/Univille

Depois de quase 40 dias de trabalho na temporada 2009/2010, os jogadores do grupo profissional da Ciser/Araldite/Univille passaram pela segunda avaliação de composição corporal, na última segunda-feira (24) de manhã. “Verificamos o que se chama de somatotipo, que é uma espécie de biotipo físico de cada atleta. Isso envolve percentual de gordura, de massa magra e medidas em geral”, explicou o preparador físico do time, Raphael Gonçalves.
Segundo Raphael, o resultado das primeiras semanas de trabalho foi o melhor possível. “Tem sido muito legal ver a consciencia e a aplicação dos jogadores”, elogiou o preparador, que passa pela primeira experiencia no basquete. Antes, já havia trabalhado com times de futsal e futebol de campo.
Raphael lembra que o momento é de fortalecer a estrutura física dos jogadores, minimizando ao máximo qualquer possibilidade de lesão. “A proposta é controlar a intensidade e o volume. O ideal é que eles alcancem o ápice na hora adequada”.
Evolução de Tiagão
Uma das marcas do sistema de trabalho de Raphael Gonçalves – e que tem chamado positivamente a atenção dos atletas – é o tratamento individualizado. Cada jogador tem sido acompanhado minuciosamente, tanto nas atividades de musculação quanto nos trabalhos de quadra, que exigem maior mobilidade e velocidade.
Com números detalhados sobre cada jogador, é possível constatar dados interessantes neste começo de temporada. O pivo Tiagão, por exemplo, reduziu o percentual de gordura de mais de 30 para 25.
O objetivo é reduzir o percentual ainda mais até começar o Novo Basquete Brasil (NBB). A competição inicia em novembro. “Fiz um pacto com o Tiagão. Com a estrutura corporal que ele tem, pode se tornar o pivo mais bem preparado fisicamente do país”, disse Raphael.
Depois de um começo irregular no último NBB, Tiagão cresceu nos playoffs e mostrou seu potencial nos jogos finais. “Meu desempenho será dali para mais. Estou me dedicando muito aos treinamentos”.
O pivo quer brilhar na temporada que será especial também no aspecto pessoal. A esposa do jogador está grávida de quatro meses de uma menina, Gabriela. “Agora tenho que correr por duas mulheres”, brincou.

0 comentários:

Postar um comentário