quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Time perde de goleada e goleiro é preso

Lance do jogo Adolfo Konder e Caxias de Joinville
(Foto: acervo Osni Meira)


Pesquisando a história do nosso glorioso Caxias Futebol Clube, encontramos essa passagem sobre o jogo da decisão do estadual de 1929, que foi o primeiro título estadual do futebol joinvilense conquistado justamente pelo nosso querido Gualicho.
Saudações alvinegras
Norberto Caxias Gottschalk
Decisão do campeonato catarinense de futebol de 1929 foi realizada no dia 13 de maio de 1930, no Estádio Adolpho Konder, em Florianópolis. Era comum as competições terminarem no ano seguinte.
Jogaram Adolfo Konder Futebol Clube, time da Força Pública (atual Polícia Militar) e Caxias de Joinville.
Depois de tornar-se campeã da Capital com relativa tranquilidade, a equipe militar tinha como certa a conquista do estadual. Mas o que se viu em campo foi surpreendente.
Os joinvilenses, que também sabiam jogar muito bem, aproveitaram as excessivas falhas e nervosismo da defesa adversária e golearam por 7 a 3.
O coronel Pedro Lopes Vieira, indignado com a péssima atuação do goleiro Cardoso, determinou a prisão dele por oito dias, sob a alegação que havia “propositalmente procurou derrotar o seu quadro...”
Um cabo (acredita-se que era natural de Joinville) foi rebaixado de posto e punido também com oito dias de prisão. Motivo: ficou torcendo descaradamente para o Caxias. O coronel afirmou que “o pão cotidiano ele consegue é na Força Pública”.
Fonte: livro “No Tempo do Coronel Lopes”, de Edmundo José de Bastos Junior e jornal “Folha Nova”.

0 comentários:

Postar um comentário