quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Arena do povo e do JEC

Vereador James Schroeder

Vereador James Schroeder protocolou na terça-feira (8), na Câmara de Vereadores de Joinville, um projeto de lei que viabilizará a concessão administrativa de uso da Arena Joinville.
A intenção do vereador é priorizar a concessão ao Joinville Esporte Clube, pois sendo o imóvel uma ‘’arena multiuso’’ poucos Eventos foram realizados, a obra está inacabada, e um dos objetivos do empreendimento era para que o JEC pudesse ocupar as instalações no seu dia a dia e dar ao joinvilense um maior conforto nos dias de jogos.
O Vereador observa que não existe na Prefeitura de Joinville uma unidade de gerenciamento específica focada no desenvolvimento e na sustentabilidade no estádio Arena Joinville. O JEC poderia contemplar essa profissionalização em relação à manutenção, conservação, administração e projetos futuros de inovação tecnológica.
James Schroeder sugere que o clube tenha o direito de explorar espaços como lojas, praças de alimentação, ambientes de convivência, entre outros, tendo uma aproximação maior com seu torcedor e uma nova fonte de renda, em contra partida ao invés de estar tirando dinheiro dos cofres públicos, o município teria uma participação do lucro através de um contrato de concessão, lembrando que o bem continua sendo público e nada impede projetos de ampliação do imóvel pelo poder público.
Um exemplo semelhante de concessão de uso de bem público é o estádio Engenhão no Rio de Janeiro, onde a prefeitura licitou a obra e o Botafogo foi contemplado por 20 anos. No projeto de lei criado pelo Vereador James Schroeder, o JEC ganhando a licitação poderia utilizar a Arena por um período de 10 anos renováveis por mais 10 anos.
O Vereador especifica que todo este processo visa uma maior autonomia ao clube, afastando a ingerência política da administração, para um crescimento da instituição como clube de futebol, e uma contribuição do município à instituição Joinville Esporte Clube seus sócios e torcedores.

0 comentários:

Postar um comentário