quarta-feira, 8 de julho de 2009

Futsal na casa do esporte joinvilense

Pavilhão dos Esportes que virou Ginásio Abel Schulz
Miro volta ao templo do esporte de Joinville. Altamiro Américo da Silva é um dos tres homenageados pela Liga Joinvilense de Futebol de Salão, nesta quarta-feira (8), às 19 horas, na abertura do campeonato citadino de futsal adulto. É mais do que justa esta lembrança do artista quando o futebol de salão era tratado como o esporte da bola pesada. E também foi o tempo em que o Pavilhão dos Esportes - o mais antigo de Santa Catarina - era o único local coberto para os jogos de quadra e que em 1981 passou a ser identificado como Ginásio Abel Schulz.
No ponto mais central de Joinville, o ginásio é hoje uma relíquia, acanhado para os grandes espetáculos, mas para o futsal continuará sendo o local onde artistas da bola - igual a Miro - desfilaram seu talento no futsal; Ivo Krelling (já teve até placa em sua homenagem no ginásio), no basquete; e Mário Timm, no voleibol.
A nova geração que estará na noite desta quarta-feira (8) no local, impaciente para ter uma solenidade rápida, não sabe que Miro, Perácio, Osmar Rudin Rebelo deixaram um legado de técnica, habilidade e paixão pelo esporte que pouco é cultuado nestes tempos de resistencia física e falta de talentos.
Além de Miro, o massagista Dauri Cruz - o Edu - também estará sendo homenageado e que merece pela competencia no que faz e realiza com extrema dedicação.
Depois do cerimonial é hora da bola rolar.
Os dois jogos da primeira rodada valem pela chave A: ACE (o campeão de 2008) x Tupy e Hidraucar-Bombas e direção Hidráulicas/Ótica Everson x Associação Desportiva Social.

4 comentários:

Anônimo disse...

Deverá ser realmente emocionante as homensagens a serem prestadas no Abel Schulz, principalmente homenageados e viventes. Joguei muito futsal neste local e com muitas saudades dos tempos em que existia a OLIMTEX (Olimpiadas Texteis) na qual cheguei a ser campeão na modalidade jogando pela MARTRIC numa disputa agitadíssima contra a NYLONSUL. Na epoca o EDU trabalhava na recreativa da MARTRIC, hoje Big Bolley (não sei se escrevi certo). Tempos bons e coloca bons nisto. Até mais ver. JURANDIR

Unknown disse...

O RDB é muito novo, não tendo lembrança de nossa pujante indústria têxtil: Malharia Arp, Malharia Iracema, Nylonsul, Martric (Tricotagem Alfredo Marquardt), a Nerise, e tantas outras. À propósito, Jurandir, você não tem nehuma obrigação de saber, mas o nome correto ( do inglês ) é Big Bowling. Significa bolão, sendo bolão aquele jogo também chamado de "dez pinos" pois o objetivo é derrubar os dez pinos arremessando uma grande bola num piso de madeira.
Um grande abraço, Jurandir.

Anônimo disse...

Meu primeiro registro em carteira é da Lumyere - empresa Casimiro Silveira (1975). Quem não viveu esta época tem ao menos a obrigação de buscar informações sobre o que aconteceu no passado. Vale à pena.
R D B

Carlos disse...

Tive a honra de estar ao lado de Ivo na "reinauguração" do Abel Schulz, em 1980 se não me engano. Na ocasião ganhamos um pentagonal enfrentando Floripa na final. Faltando 3 segundos para acabar, lateral-bola nosso, ganhando por 4 pontos. Bombeiro, pivô deles, surtou e pulou com os dois pés no peito do Taná, que deve ter enfernizado sua vida durante o jogo todo. O estádio todo desceu e o pessoal da capital sofreu com a fúria da torcida joinvillense. Final triste, mas são histórias deliciosas de um tempo romântico de nosso basquete. Estou em Curitiba há mais de 30 anos, vim logo após participar dos jogos abertos de Jaraguá, em 1980.
Grande abraço, Carlos Nascimento (filho de Alcides José Nascimento, ex centro-avante do América, Operário - campeão catarinense em 57, São Luiz, Aviação, ...)

Postar um comentário