quinta-feira, 18 de junho de 2009

Nova era no basquete de Joinville

Espiga (à esquerda) comanda o grupo da base

Após quatro meses de fundação, a categoria de base do basquete de Joinville se prepara para o primeiro jogo oficial. Os atletas da equipe infantil (nascidos em 1995 e 1996) vão estrear neste fim de semana no campeonato estadual da categoria, realizado pela Federação Catarinense de Basketball. Com a denominação Joinville Basquetebol Associados (JBA)/Brascola, o time integra a chave B (Norte/Litoral), que tem ainda a Associação dos Amigos do Basquete de Joinville (AABJ), Associação Jaraguaense de Basquetebol (Ajab) e Associação Basquetebol de Timbó (ABT), que joga em Pomerode.
A primeira rodada será no Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville. Sábado (20), os garotos do JBA, treinados pelo técnico Espiga, enfrentam o time de Pomerode, às 11 horas. No mesmo dia, recebem a equipe de Jaraguá, às 16h30. No domingo (21), a partida será às 11 horas, contra o AABJ, time da Fundação de Esportes e Lazer de Joinville (Felej).
Outros nove times disputam o campeonato. Cinco na Chave A (Litoral/Planalto) e quatro na Chave C (Oeste). Na primeira fase, de junho a setembro, haverá quatro quadrangulares para as chaves B e C e cinco para Chave A, que tem uma equipe a mais. Um hexagonal final, marcado para 22 a 25 de outubro, decide a competição.
UM SONHO REALIZADO
A Categoria de Base do Basquete de Joinville treina desde o dia 18 de março, no ginásio da Univille. As aulas acontecem nas tardes de segundas, quartas e sextas, durante uma hora e meia. Além dos meninos do infantil, que treinam das 14h às 15h30, tem a equipe de minibasquete (nascidos em 1997 e 1998), treinada pelo técnico Annibal Oliveira nos mesmos dias e local, das 15h30 às 17 horas.
São 20 meninos em cada categoria. Eles foram selecionados em um peneirão realizado no dia 14 de fevereiro, no Ginásio Ivan Rodrigues, com 124 inscritos. A Base é a realização de um sonho do técnico da equipe adulta, Alberto Bial, pai do projeto. Para ele, é uma emoção ver os garotos estrearem em uma competição oficial. “É um momento muito significativo para o Basquete de Joinville. Nossa Categoria de Base preenche uma lacuna que havia no projeto. Já tínhamos a iniciação esportiva, o basquete de rua, a equipe adulta, e agora temos também uma equipe de base para interligar ao alto rendimento.”
Bial destaca que os pequenos atletas estão muito bem assessorados. “Os dois professores têm uma linha de trabalho muito evoluída na questão do tratamento com crianças e adolescentes”, diz, referindo-se ao ex-atleta de Joinville Annibal Oliveira e a Espiga, que ainda joga na equipe.
Alberto Bial observa que, no momento, o objetivo é mostrar para os atletas do infantil o que é uma competição, sem nenhuma preocupação com resultados. O técnico lembra que é preciso pelo menos dois ou três anos para tornar uma equipe competitiva.

0 comentários:

Postar um comentário