quarta-feira, 10 de junho de 2009

Atleta dribla a paralisia cerebral

Deolinda Maria Lage Fernandes

Há quem se deixe abater por qualquer dificuldade. Há quem nunca desiste, por maior que ela seja. Deolinda Maria Lage Fernandes, 42 anos, portadora de paralisia cerebral, é formada em administração e já lançou um livro, um romance, e há dois anos dedica-se ao treinamento esportivo. Os Parajasc foram a primeira competição da atleta, já que em 2008 foi submetida a uma cirurgia e não pode competir.
Mesmo driblando dificuldades a atleta de Joinville venceu seus quatro jogos na bocha paraolímpica e levou para o norte do Estado a medalha de ouro. “A Deo, como a chamamos, é muito dedicada e esse resultado veio para confirmar todos os nossos esforços e servir como exemplo para outras pessoas”, afirma Ana Teixeira, coordenadora do Centro Esportivo para Pessoas Especiais, do qual Deolinda é integrante.
A atleta
Deolinda nasceu em Portugal e uma complicação no parto impediu a oxigenação no cérebro. Os problemas foram percebidos logo nos primeiros meses, mas apenas quando ela completou nove meses é que foi constatada a lesão cerebral irreversível. A família jamais se deixou abater, e segundo seu pai, Joaquim Fernandes, “a filha é uma lição de vida a qualquer pessoa que conheça sua história”.
"A falta de oxigenio no cérebro na hora do parto também pode causar paralisia cerebral. Normalmente, o problema afeta a coordenação motora e a fala, mas a inteligencia é preservada, como no caso da Deolinda", completa.
Desde que chegou ao Brasil, em 1976, ela estudou em colégios normais. O objetivo da família era fazer com que Deolinda mantivesse o convívio social. E ela superou as expectativas. Depois de prestar o vestibular, fez o curso de administração na Univille e, ao concluir a faculdade, viajou para Portugal.
"Ficamos sabendo que havia um centro de formação profissional e ela ficou lá durante 22 meses. Valeu a pena porque hoje temos a certeza de que ela pode se virar sozinha quando não estivermos mais aqui", completa o pai. Foi neste centro que Deolinda aprendeu a utilizar o computador, fez muitos amigos e começou a desenvolver a idéia de escrever um livro.
Atualmente Deolinda é secretária executiva e atleta do Centro Esportivo para Pessoas Especiais. O próximo desafio será no Campeonato Regional Sul de Bocha, que será realizado entre os dias 18 e 21 de junho, em Maringá, no Paraná.

19 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, eu conheço a Deolinda a uns 5 anos e reconheço seu esforço.

Parabéns Deolinda!!!

Beijos e Abraços,
Felipe Castoldi

Nathália disse...

É um exemplo para todos nós!!!!

Anônimo disse...

A Deo é um exemplo de pessoa, parabéns por mais esta conquista e parabéns por teu trabalho junto ao CEPE.
Cinara Raes

Velho disse...

Essa é a Deo!!!
Grande Mulher, guerreira e grande atleta, é um prazer tê-la como parceira de trabalho, como amiga e como atleta no clube!!!

Forte abraço
Velho
CEPE/Raposas do Sul.

jó -porto disse...

muitos parabéns a deolinda, para nó,s familia em portugal, a BEcas. sim, ela é capaz e vai ser por muito mais.. esperemos mais sucessos e que seja sempre forte e um exemplo para todos. um beijinho do coração e força becas em maringá..
já agora joga com a bolas azuis , são a nossa cor..ééééí...

Anônimo disse...

Conheci a Deolinda na faculdade e fico feliz por ainda mantermos contato. Ela tem uma força positiva que chega a quem está perto dela.
Parabéns.
Luciana.

Edila disse...

A Deolinda eh um exemplo de perseveranca, otimismo e nos faz acreditar que lutar para melhorar a vida das pessoas eh essencial

Paula Noverça disse...

Parabéns Becas

Nós cá em Portugal temos-te no coração e sempre soubemos que és uma grande Mulher.
Sabemos que tudo que tu queres, consegues.
Muita força e coragem para as provas de Maringá. Vamos estar cá a torcer por ti.
Um grande beijo da amiga
Paula Noverça

Anônimo disse...

Valeu a força pessoal, sem vosso apoio eu não teria conseguido.
Obrigada família, amigos, colegas, em especial a família CEPE que desde 2002 me acompanha e me apóia todos os dias. Obrigada meus técnicos Francielli e Anderson que sem ajuda deles nunca teria conseguido... Agora é hora de concentrar e pensar no Regional que está vindo por aí...
Abraços, Deo (Deolinda Fernandes - Becas)

Anônimo disse...

Parabéns Becas pela conquista!
Abraços e Beijos,
Diego Rosa

Marlene Zimmermann disse...

Tenho amizade com a Deolinda há mais de 20 anos e tenho o maior orgulho dela. É um exemplo para todos nós de perseverança, de que os desafios devem e podem ser vencidos. Sua fé é imensa e seu coração vale ouro. Um beijão querida e parabéns por mais esta vitória.

jose eduardo disse...

Querida Deo: Tu és a força ,o exemplo e a luz em nossas reflexões, quando nos sentimos abatidos em nossos momentos de desânimo e fraquesa. Tudo isto pela sua,lealdade,amizade,companherismo,determinação, comprometimento e exemplo de vida e esperança. É o verdadeiro testemunho da "mulher guerreira", por isto mesmo, é que é a nossa querida "COELHINHA DO CEPE".
Beijão e que Deus te abençõe e te coroe com muitas graças e medalhas.
Eduardo.

Lenir disse...

A Deo é uma querida...
Talentosa, esforçada e super inteligente...
Parabéns Deo, esse resultado é seu e merecido.
Grande beijo

Lenir
CEPE

AS-SUB40 disse...

PARABÉNS DEOLINDA!!!
Tu és uma autêntica força viva, carago!!!
Muita força e coragem para as provas de Maringá.
Quando vieres a Portugal, quero ver a medalha de Ouro que vais trazer de Maringá.
Um grande beijo de Porto (Portugal) para Joinville.
Paulo Custódio

Anônimo disse...

Parabéns Deo! Realmente vc tem uma linda história de vida para nos dar como exemplo...
Estamos torcendo por vc em Maringá...
E Parabéns pelo seu trabalho junto ao CEPE.
Sucesso!!!
Bjus Jú CEPE!!!

Bina disse...

É um orgulho ser tua Amiga!
Um beijinho de Portugal da tua sempre Amiga Bina.

Anônimo disse...

Olá Deolinda!
Cada vez estou mais orgulhosa de a conhecer. Parabéns pelos resultados alcançados e pelo seu esforço e dedicação a tudo.
Um beijão grande
Isabel Peres

Anônimo disse...

Oi Becas,
parabens...
abs,
Lea

Anônimo disse...

Olá Becas!
Ficamos tão orgulhosos de ti, embora já não seja novidade. Todos sabemos a força da natureza que tu és! Apesar da distância estás sempre no nosso coração. Muitas Beijocas dos primos, Sandra, Joel e João Pedro

Postar um comentário