domingo, 15 de fevereiro de 2009

Garantia de novos talentos para o basquete

Mais de 100 garotos participaram do peneirão

Poucas horas depois de ser sede de um jogo inesquecível da Ciser/Araldite/Univille pelo Novo Basquete Brasil (NBB), o Ginásio Ivan Rodrigues abriu as portas no sábado (14) para outro momento marcante no basquetebol joinvilense. Cento e vinte e quatro meninos, entre 11 e 14 anos, participaram de um peneirão que selecionou 45 jovens talentos para a Categoria de Base do Basquete de Joinville, novo projeto da equipe.
Foram formados dois times: minibasquete (nascidos em 1997 e 1998) e infantil (1995 e 1996). As duas equipes vão treinar para representar a cidade em competições oficiais, como campeonato estadual. O peneirão foi dividido por categoria. Pela manhã, 63 pré-adolescentes participaram da seleção para o infantil. Foram 23 escolhidos. À tarde foi a vez do minibasquete, que selecionou 22 meninos entre 61 inscritos. Os participantes foram avaliados em exercícios físicos e minijogos. Entre os quesitos, complexão física, coordenação motora, velocidade em deslocamento, controle de bola e técnica de arremesso.
Assistidos por um público de 200 pessoas, entre familiares e amigos, participaram da seleção meninos de todas as regiões de Joinville e também de outras cidades, como Rio Negrinho, Benedito Novo e Florianópolis. Teve até um garoto de fora do Estado, que veio atraído pelo site da equipe. Maximiliano de Oliveira Richter viajou quatro horas de carro com o pai, de Registro (SP) até Joinville. Ele mostrou muita habilidade com a bola e só não vai integrar a equipe infantil porque não tem idade, pois nasceu em 1994. O menino e o pai, que estavam dispostos a se mudar para Santa Catarina, garantem que valeu a pena a viagem para vivenciar o primeiro peneirão de Maximiliano e conhecer de perto o técnico Alberto Bial e os atletas da Ciser/Araldite/Univille.
Os jogadores da equipe profissional de Joinville e o técnico Alberto Bial acompanharam de perto a seleção. O treinador participou de toda a programação, dando muito incentivo à garotada. A criação da Base é a realização de um sonho de Bial. Ele ficou emocionado, principalmente à tarde, quando relembrou o início da carreira como técnico, no começo da década de 1970. O primeiro time que treinou foi o minibasquete do Fluminense.
Bial ficou impressionado com o talento dos meninos e tem certeza de que futuros craques sairão do grupo. O treinador destaca que a maioria dos participantes tem talento para o basquetebol, não apenas os selecionados. Por isso, incentivou as outras crianças a procurarem um dos três núcleos da Escolinha de Basquete Brascola, projeto social que ele coordena em Joinville. “Nunca desistam de seus sonhos”, disse aos inscritos que ficaram de fora da Base neste momento.
O coordenador da Categoria de Base do Basquete de Joinville, Sandro Steuernagel, informa que as aulas vão iniciar no dia 18 de março e serão realizadas na Univille. No próximo jogo da Ciser/Araldite/Univille, quarta-feira (18), às 20 horas, os 45 selecionados serão apresentados para o público no Ginásio Ivan Rodrigues.

0 comentários:

Postar um comentário